Taíssa Maia é ilustradora & artista carioca

É apaixonada por criar histórias que dançam entre a fantasia e a realidade, com uma pegada elegante e gráfica. Se inspira em situações cotidianas, moda e cultura pop com toques de nostalgia pra criar seus projetos. 
Quando não está desenhando, gosta de experimentar looks diferentes de acordo com o humor do dia, testar receitas novas, redecorar sua casa por conta própria e mimar seus gatos Dante e Columbia.
CARREIRA
Em sua linha autoral, criou diversas séries ilustradas abordando o cotidiano, das quais se destacam: o Projeto 100 aves brasileiras, Fantasia e "O diário de uma vítima do Coronavírus",  projeto este que acabou estampado na Globo News, Estadão, Globo, e diversos veículos de imprensa, devido à sensibilidade e relevância no contexto da pandemia da Covid-19. Em 2020 lançou Eva, seu primeiro quadrinho adulto, em uma coletânea que é uma das finalistas do troféu HQMix.
Tem uma parceria com o Descomplica desde 2017, e é a responsável por criar todas as ilustrações dos mapas mentais no estilo whiteboard animation para o quadro "Quer que desenhe?", que está em sua quinta temporada, além dos mais recentes "Descomplica Juris" e "Desenrola".
Já criou peças gráficas ilustradas de divulgação e comunicação visual para empresas grandes e pequenas e ultimamente tem gostado de criar capas de livro para diversos autores independentes e livros infantis ilustrados.
Já trabalhou no mercado de animação para as empresas Copa Studio, Combo Estúdio e Birdo, e fez cenários das animações brasileiras Irmão do Jorel, Giga Blaster e Tromba Trem. 
É apaixonada por dividir o que sabe e já foi professora de diversos cursos livres, dentre eles: Técnica de pintura com gouache (2015), Linogravura (2016), Pintura Digital (Casa Lume, 2020) e Ilustração no Procreate (Quanta Academia de Artes, 2020).
Desenvolve projetos para pessoas físicas, desde comissions personalizadas a convites de casamento.
FORMAÇÃO
Graduação em Comunicação Visual - Design
UFRJ, 2010 - 2015
Intercâmbio em Ilustração e Belas Artes
FBAUP - Portugal, 2014
Curso de Belas Artes 
Ateliê do pintor Lydio Bandeira de Mello, 2011-2018
Ateliê do ilustrador Alarcão, 2012
Monitoria de desenho
Sob orientação de Ary Moraes em 2012, 2013 e 2015 
Também dedicou anos de estudos à dança, ao teatro e à moda, o que inevitavelmente permeia seus projetos e seus gostos.

DISPONÍVEL PARA
Trabalhar em projetos de ilustração para pessoas físicas e empresas como freelancer, ministrar palestras, cursos e workshops, participar de feiras e eventos de arte.
Pontos de interesse: ilustração para publicidade e propaganda, editorial, peças gráficas e whiteboard animation.
APARECEU EM
Back to Top